terça-feira, janeiro 19, 2010

Família e Tradição


 A criança samurai

   Todo samurai considera ponto de honra ele próprio cuidar da educação de seus filhos, com a indispensável ajuda de sua esposa. A educação que a criança recebe por seus pais tem por finalidade moldar suas almas com os princípios da classe guerreira, tais quais: lealdade e devoção ao senhor, coragem, auto-disciplina e destemor da morte, para que assim os filhos do samurai se tornem dignos de seu nome. Desde os 5 anos de idade as crianças já aprendem a manejar o arco-e-flecha atirando contra alvos ou em caçadas, sob a orientação paterna. Posteriormente treinam também a equitação - indispensável ao bom samurai.A educação possuía 2 ramos essenciais:
A escrita chinesa e conhecimento de clássicos japoneses e chineses, e, o manejo de armas. Aos 10 anos de idade, a criança ficava durante 4 ou 5 anos recebendo educação intensiva. Isso consistia no treinamento da caligrafia, matérias gerais e exercícios físicos. A noite era reservada para a poesia e a música (os samurai tocavam o "Shakuhachi", a flauta de bambu japonesa). A leitura consistia em crônicas de guerra, história antiga, coleções de máximas, etc... todos destinados a moldar uma mentalidade marcial no jovem samurai.
Aos 15 anos, o samurai é reconhecido como adulto. Nessa idade ele passa pela cerimônia do "Genpuku", através da qual é confirmada sua nova condição adulta. A partir daí ele passa a portar também duas espadas de verdade à cintura e tem de obedecer ao Bushidô (código de honra). Há também uma mudança em sua aparência, tanto no penteado como na forma de vestir-se.



O casamento

O casamento era mais uma união de interesses do que uma união amorosa. Muitas vezes o casamento era arranjado pelos pais, mas com o consentimento dos jovens. Segundo velhos costumes, muitas vezes as preliminares eram confiadas a um intermediário.No caso da mulher do samurai ser estéril, o marido tem por direito uma segunda esposa, para que esta possa lhe dar descendentes. A partir do século XV esse costume vai desaparecendo, prevalecendo assim a monogamia. É importante ressaltar também que o homossexualismo era prática considerada normal entre os samurai, apesar de não haver casamentos entre eles.



 Sucessão

Por tradição, o herdeiro do samurai tende a ser o seu filho primogênito. Entretanto isso não chega a ser regra, pois o mais importante para o samurai é escolher o filho mais apto a ser bom guerreiro, e a defender o nome de sua família. Na ausência de um herdeiro homem, ou se o samurai achar que nenhum de seus filhos é digno de honrar o nome de sua família, ele pode recorre à adoção (chamada Yôshi), geralmente de um parente ou genro.O processo de adoção surge da necessidade primordial do samurai de encontrar um herdeiro capaz de honrar e cultuar os seus antepassados, e proteger o nome e as posses de sua família contra eventuais rivais. O herdeiro tem por função sustentar seus irmãos e irmãs, que se tornam seus dependentes após a morte de seu pai.



A mulher do samurai

Na classe dos bushi, a mulher ocupa importantes funções, apesar de não possuir autoridade absoluta. Tem de cuidar da cozinha e das roupas de todos os membros da casa. Outra função importante era a educação das crianças, era de sua obrigação instruí-los sobre os ideais da classe samurai e princípios básicos do budismo e confucionismo. Toda a educação dos filhos era supervisionada pelo marido. Quando o samurai não se encontrava em casa, o que acontecia com freqüência, a mulher assumia o controle do lar. Isso incluía, além dos trabalhos domésticos, a defesa do lar. Em tempos de guerra, se a casa do samurai fosse atacada, a mulher tinha por função defendê-la com as próprias mãos, usando uma espécie de espada denominada naginata ou atiravam com arcos. A mulher também tinha de servir ao seu marido, sendo fiel e compenetrada em suas funções. Além de tudo isto, elas não se esqueciam de sua feminilidade e vaidade. Cuidavam muito de sua aparência, gostavam de manter a pele clara, arrancavam sobrancelhas, vestiam-se com luxo e usavam cosméticos, tais qual o batom e o pó-de-arroz.








                       Esclarecimentos feitos por   

                                                       Osvaldo Fontoura Neto
                                                  Bujutsu Sensei

                                                                   Domo Arigato Shidoshi



                                       

0 comentários:

Postar um comentário

Não será aceito nem publicado neste blog, qualquer
comentário ou menção por mínima que seja, de caráter ofensivo ou preconceituoso.
Qualquer artigo, seja de imagem ou texto, postado neste blog,não sendo de domínio público, terá incorporado o nome do(s) autor(es), fazendo jus ao profissional e seu trabalho.Fica reservado aos administradores o direito de moderação.

Teste

TESTE

Teste

teste

Teste

Teste

Teste

TESTE

Blog Archive

Teste

Teste

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP