domingo, janeiro 17, 2010



       O Samurai



   Os Samurai foram os guerreiros do antigo Japão feudal. Existiram desde meados do século X até a era Meiji no século XIX. O nome “Samurai” significa, em japonês, “aquele que serve”, portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, os Daimyo (senhores feudais) que os contratavam. Em troca disso recebiam privilégios, terras e/ou pagamentos, que geralmente eram efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros). Tal relação de suserania e vassalagem era muito semelhante à da Europa medieval, entre os senhores feudais e os seus cavaleiros. Entretanto, o que mais difere o Samurai de quaisquer outros guerreiros da antiguidade é o seu modo de encarar a vida e seu peculiar código de honra e ética. Inicialmente, os Samurai eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.
Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo “Samurai”, e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um Samurai, bastando para isso adestrar-se nas artes marciais, manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos Samurai,  passou a ser uma casta. Assim, o título de “Samurai” começou a ser passado de pai para filho. Após tornar-se um Bushi (guerreiro samurai), o cidadão e sua família ganhavam o privilégio do sobrenome. Além disso, os Samurai tinham o direito (e o dever) de carregar consigo um par de espadas à cintura, denominado “Daishô”: um verdadeiro símbolo Samurai. Era composto por um "Wakizashi"(espada pequena), cuja lâmina tinha aproximadamente 40 cm, e um grande, o"Katana", com lâmina de 60 cm. Todos os Samurai dominavam o manejo do arco e flechas. Alguns usavam também bastões, lanças e outras armas mais exóticas. Talvez o que mais fascine os ocidentais no estudo desses lendários guerreiros é a determinação que eles tinham em freqüentemente escolher a própria morte ao invés do fracasso. Se derrotados em batalha ou desgraçados por outra falha, a honra exigia o suicídio em um ritual denominado Seppuku* (veja nota no rodapé da postagem).Todavia, a morte não podia ser rápida ou indolor. O Samurai fincava a sua espada pequena no lado esquerdo do abdômen,cortando a região central do corpo, e terminava por puxar a lâmina para cima, o que provocava uma morte lenta e dolorosa que podia levar horas. Apesar disso o Samurai devia demonstrar total autocontrole diante das testemunhas que assistiam o ritual. A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derrotado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido. Por causa disso, alguns Samurai perfumavam seus elmos com incenso antes de partirem para a guerra, para que isso agradasse o eventual vencedor. O Samurai que matava grandes generais era recompensado pelos seu Daimyo, que lhe dava terras e mais privilégios. Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam o Samurai apenas como um guerreiro rude e de hábitos grosseiros, o que não é verdade. Os Samurai, destacaram-se também pela grande variedade de habilidades que apresentaram fora de combate. Eles sabiam amar tanto as artes como a esgrima, e tinham a alfabetização como parte obrigatória do currículo. Muitos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores. Algumas formas de arte como o Ikebana (arte dos arranjos florais) e a Chanoyu (arte do chá) eram também consideradas artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do Samurai. O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam. Nessa busca os Samurai descobriram o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia.












Nota:   Seppuku* é também conhecido, vulgarmente como Harakiri

Muito embora, Harakiri seja a palavra mais usada,tem um tom 
deselegante, por se tratar única e simplesmente do ato em si; já 
Seppuku torna-se então a expressão correta, por ser esse o nome 
dado à todo um ritual, no qual está inserido o ato do Harakiri."



- Esclarecimento gentilmente feito por
        
           Osvaldo da Fontoura Neto 
       Bujutsu Sensei
         

      Domo Arigato Shidoshi

0 comentários:

Postar um comentário

Não será aceito nem publicado neste blog, qualquer
comentário ou menção por mínima que seja, de caráter ofensivo ou preconceituoso.
Qualquer artigo, seja de imagem ou texto, postado neste blog,não sendo de domínio público, terá incorporado o nome do(s) autor(es), fazendo jus ao profissional e seu trabalho.Fica reservado aos administradores o direito de moderação.

Teste

TESTE

Teste

teste

Teste

Teste

Teste

TESTE

Blog Archive

Teste

Teste

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP