domingo, janeiro 17, 2010
A grande diferença que percebo desde o início de minha formação, entre Artes Marciais Tradicionais e Esporte Marcial é o que muitos chamam "filosofia", porém o termo me parece equivocado, pois mais adequados ao Budô estariam disciplina e tradição. A "Arte Marcial" quando levada a sério, compreende os princípios da disciplina e da tradição, o "esporte marcial" cada vez mais se afasta destes valores buscando antes o lado financeiro e prático.
- Financeiro, visando antes extrair do aluno que adicionar ( não importa o quanto o aluno aprendeu ou a qualidade do que aprendeu, mas sim o quanto pagou de mensalidade, troca de faixa, torneios, seminários...).
- Prático, preparando o lutador sem explicar para o que, ou preparando para um "torneio", e não para a vida, trazendo com isso confusão onde deveria haver esclarecimento.
Qual a diferença prática?
Disciplina e Tradição Marcial não reside, tão somente, em um Mestre cobrar um Dogui limpo e alinhado, uma saudação antes de uma luta, reverenciar um Dojo onde se pratica ou não, mas ensinar a erguer-se quando a vida nos faz fracos, a diferença entre tratar o seu avô como um fraco, ou alguém que foi forte o bastante para enfrentar a vida e servir-lhe de exemplo, entre lutar para proteger alguém indefeso, ou espancar com seus amigos um inocente só para mostrar para os outros o quanto é "destemido", ainda que não convença a si próprio!
Tradição é manter valores, ainda que os mesmos estejam desacreditados e fora de moda. Disciplina é despertar a consciência, é superar a dor, medo e cansaço, é ser senhor de si mesmo.
Quem dominar estes valores vai ser forte não só o suficiente para enfrentar uma agressão, torneio ou treinamento rigoroso, vai ser forte para enfrentar a vida e não acabar morto em uma cela de prisão porque "teve um desequilíbrio mental", ou em uma briga de carnaval porque "desrespeitou a mulher alheia" ou com uma faca nas costas do irmão do inocente que espancou, e quando morrer vai saber porque viveu, não tendo na morte uma implacável inimiga.
Palavras de Osvaldo da Fontoura Neto
Bujutsu Sensei
Bujutsu Sensei
Domo Arigato Shidoshi
0 comentários:
Postar um comentário