domingo, janeiro 17, 2010




Disciplina e Tradição






   A grande diferença que percebo desde o início de minha formação, entre Artes Marciais Tradicionais e Esporte Marcial é o que muitos chamam "filosofia", porém o termo me parece equivocado, pois mais adequados ao Budô estariam disciplina e tradição. A "Arte Marcial" quando levada a sério, compreende os princípios da disciplina e da tradição, o "esporte marcial" cada vez mais se afasta destes valores buscando antes o lado financeiro e prático.
 - Financeiro, visando antes extrair do aluno que adicionar ( não importa o quanto o aluno aprendeu ou a qualidade do que aprendeu, mas sim o quanto pagou de mensalidade, troca de faixa, torneios, seminários...).
 - Prático, preparando o lutador sem explicar para o que, ou preparando para um "torneio", e não para a vida, trazendo com isso confusão onde deveria haver esclarecimento.

Qual a diferença prática?
 

Disciplina e Tradição Marcial não reside, tão somente, em um Mestre cobrar um Dogui limpo e alinhado, uma saudação antes de uma luta, reverenciar um Dojo onde se pratica ou não, mas ensinar a erguer-se quando a vida nos faz fracos, a diferença entre tratar o seu avô como um fraco, ou alguém que foi forte o bastante para enfrentar a vida e servir-lhe de exemplo, entre lutar para proteger alguém indefeso, ou espancar com seus amigos um inocente só para mostrar para os outros o quanto é "destemido", ainda que não convença a si próprio!
Tradição é manter valores, ainda que os mesmos estejam desacreditados e fora de moda. Disciplina é despertar a consciência, é superar a dor, medo e cansaço, é ser senhor de si mesmo.
Quem dominar estes valores vai ser forte não só o suficiente para enfrentar uma agressão, torneio ou treinamento rigoroso, vai ser forte para enfrentar a vida e não acabar morto em uma cela de prisão porque "teve um desequilíbrio mental", ou em uma briga de carnaval porque "desrespeitou a mulher alheia" ou com uma faca nas costas do irmão do inocente que espancou, e quando morrer vai saber porque viveu, não tendo na morte uma implacável inimiga.







                                               

Palavras de Osvaldo da Fontoura Neto 
Bujutsu Sensei
                                                                       
Domo Arigato Shidoshi 



0 comentários:

Postar um comentário

Não será aceito nem publicado neste blog, qualquer
comentário ou menção por mínima que seja, de caráter ofensivo ou preconceituoso.
Qualquer artigo, seja de imagem ou texto, postado neste blog,não sendo de domínio público, terá incorporado o nome do(s) autor(es), fazendo jus ao profissional e seu trabalho.Fica reservado aos administradores o direito de moderação.

Teste

TESTE

Teste

teste

Teste

Teste

Teste

TESTE

Blog Archive

Teste

Teste

  © Blogger template Foam by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP